Ferramenta em formato de vídeo ganha força em empresas que buscam engajar equipes, reforçar cultura e ampliar visibilidade de marca

Foto: (Especialista em posicionamento Hélida Tavares)
Em um mercado cada vez mais competitivo e veloz, as empresas estão descobrindo no podcast corporativo, especialmente no formato de vídeo, uma forma estratégica de falar com seus colaboradores e com a sociedade. A tendência já é considerada uma nova força da comunicação institucional, unindo tecnologia, proximidade e narrativas bem construídas.
Um relatório do Reuters Institute, publicado em junho de 2025, aponta que jovens, especialmente com menos de 35 anos, estão cada vez mais consumindo notícias por meio de podcasts e influenciadores digitais, em vez de recorrer aos veículos tradicionais.
Segundo a especialista em marketing e posicionamento em redes sociais Hélida Tavares, “o podcast corporativo cria uma ponte direta entre líderes e equipes, além de ser um formato dinâmico para transmitir valores e novidades. É conteúdo com alma e propósito, não apenas informação”.
A empresária acrescenta que o formato também reforça ações de ESG, já que pode ser usado para dar visibilidade a compromissos sociais, ambientais e de governança. “Quando a empresa mostra, de forma recorrente e transparente, o que está fazendo pelo meio ambiente e pela comunidade, ela constrói credibilidade e engaja mais pessoas”, explica.
Em Manaus, o Estúdio Inspiração se destaca como referência na produção desse tipo de conteúdo. Mais do que oferecer equipamentos de ponta e estrutura profissional, o espaço se propõe a transformar ideias em mensagens que conectam e fortalecem a identidade das instituições.
“O Estúdio Inspiração cuida de todo o processo da gravação à edição final, com cortes dinâmicos, identidade visual personalizada e publicação rápida. O objetivo é garantir que a mensagem corporativa chegue ao público com clareza e impacto. Também agiliza a veiculação nas plataformas”, destaca.
Hélida Tavares ressalta ainda que “o vídeo é a linguagem do agora”. 
“E quando falamos de marca empregadora, não basta comunicar: é preciso emocionar e envolver. O podcast é perfeito para isso”, acrescenta.
Posicionamento
De comunicação interna à divulgação de projetos estratégicos, o podcast corporativo em vídeo está se consolidando como aliado das empresas que querem se posicionar com agilidade, relevância e alto padrão de qualidade. O estúdio está localizado dentro da Agência Porto, em Manaus, e se consolida como ponto de encontro entre conteúdo estratégico e produção audiovisual de excelência.
“Os líderes têm papel essencial na promoção da diversidade e da inclusão nas organizações. Eles devem servir como exemplos, criando um ambiente de trabalho que respeite e valorize as diferenças. Além disso, é fundamental que estejam atentos às demandas e preocupações dos colaboradores, destacam os especialistas. Nada melhor do que contar com um ambiente dinâmico e aberto como podcast corporativo vídeo para dar voz a esse posicionamento”, conclui.
Por Luana Dávila / LD 
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