Estudantes do Projeto Especial da SPED participam da Semana Paulista de Dança com
coreografia que conecta filosofia, elementos clássicos e arte contemporânea

Crédito: Imprensa / Divulgação
Foto: Rafael Frydman, Acervo SPED
A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria
Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e
direção artística e educacional de Inês Bogéa, apresenta-se gratuitamente com o Projeto
Especial dia 30 de agosto, às 16h10, no vão livre do MASP. Os jovens talentos participam da
programação da Semana Paulista de Dança com a obra “Rostos de Janus”, coreografia de
Vinícius Anselmo.
O espetáculo traz a simbologia do personagem mitológico Janus, reconhecido como figura
de passagem entre tempos e estados. Um convite para a reflexão do eu coletivo, por meio da
mitologia, filosofia e psicologia. A construção dramatúrgica da coreografia de dança
contemporânea mistura elementos da dança clássica, inspirada em pensadores como Lacan
e Jung, com movimentos corporais que evocam passado e futuro.
“Rostos de Janus’, que o Projeto Especial em Dança irá apresentar, aborda temas
fundamentais como identidade, convivência e transformação — questões que ressoam
profundamente com o espírito do nosso tempo. E para nós, é uma grande alegria
participarmos mais uma vez da Semana Paulista de Dança. Parcerias como essa são
essenciais para o fortalecimento da nossa arte e para estreitar ainda mais os laços entre a
dança e o público”, ressalta a diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança,
Inês Bogéa.
“Rostos de Janus” convida o público a refletir sobre a multiplicidade interna de cada indivíduo
e as formas como diferentes facetas do eu se manifestam e se conectam no convívio coletivo.
Vinícius Anselmo pontua que coreografar “Rostos de Janus” foi uma experiência intensa e
prazerosa. “A obra fala sobre dualidades — sentimentos opostos, tempos que se cruzam, o
passado e o futuro convivendo num mesmo corpo. É sobre reconhecer que somos feitos de
contrastes, e que isso nos fortalece como grupo e como indivíduos. Abraçamos o processo
com entrega coletiva e construímos a obra com dedicação e presença”, afirma Vinicius.
A trilha sonora foi composta pelo instrumentista André Mehmari, que pontua os aspectos
técnicos da música autoral utilizada na obra. “O tema central da música é a busca por um
equilíbrio entre o piano acústico e a eletrônica. Toda a base da composição é sustentada pelo
piano — único instrumento utilizado, tocado por mim —, mas esse som é transformado por
meio de pedais, processamentos e intervenções no computador. Busquei criar momentos de
forte contraste: trechos mais contemplativos e outros mais rítmicos, oferecendo ao coreógrafo
uma paleta rica de possibilidades para a criação do movimento,” explica Mehmari. O figurino
é assinado por um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira, Fábio Namatame
e o projeto de iluminação é de Marcel Rodrigues, que trouxeram para a obra aspectos físicos
sobre a dualidade do tempo, passado e futuro, a coexistência em um só corpo, dois rostos e
duas visões.
“Rostos de Janus” é um projeto contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, via edital
Fomento CultSP PROAC Nº23/2024 — Governo do Estado de São Paulo, por meio da
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
PROJETO ESPECIAL DA SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA | Voltado à formação prática
e artística de estudantes selecionados dos Cursos Regulares da São Paulo Escola de Dança,
o Projeto Especial é uma iniciativa com foco na inserção profissional, que oferece aos
estudantes a oportunidade de vivenciar experiências concretas do fazer artístico por meio de
processos de criação conduzidos por profissionais convidados e espetáculos. A rotina do
grupo envolve ensaios regulares, montagens e apresentações que integram tanto o
calendário artístico da SPED quanto eventos externos, ampliando sua formação artística e
profissional. A diversidade do elenco — composto por jovens oriundos de diferentes contextos
sociais e culturais — reflete o compromisso da SPED com uma formação inclusiva,
democrática e plural. As distintas vivências enriquecem os processos criativos e reafirmam a
dança como uma ferramenta de transformação social e um espaço de pertencimento. Além
de “Rostos de Janus” e “E Assim Foi…”, o repertório do Projeto conta com a obra “Cartas de
Amor”, composta por cinco coreografias: “Mergulho”, de Sérgio Rocha; “Lamento de Orfeu”,
de Kátia Barros; “O Último Beijo”, de Vinícius Anselmo; “Aqua”, de Cláudia Palma; e “O Samba
de Orfeu”, de Leilane Teles. Criado em 2023, o grupo já se apresentou em diversos espaços,
como no MASP e nas unidades das Fábricas de Cultura Cidade Tiradentes, Itaim Paulista,
Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá, ocasiões que incluíram aberturas de espetáculos
da São Paulo Companhia de Dança — reforçando o papel do Projeto como ponte entre a
formação acadêmica e a vivência artística profissional. Ainda em 2025, estão previstas
apresentações em CEUs e em Fábricas de Cultura, na capital e no interior.
Serviço: São Paulo Escola de Dança com “Rostos de Janus”, no dia 30 de agosto, às 16h10,
no vão do MASP (Av. Paulista, 1578. São Paulo – SP). Retirada de ingressos gratuitos a partir
das 13h. Duração: 20 minutos.
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma
instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo,
gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina,
documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz
e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da
especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na
valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento
no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da
formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção
no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares,
que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem
o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural,
que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos
Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda
e/ou em vulnerabilidade social
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA
Inês Bogéa, doutora em Artes, atua na interseção entre dança, educação e gestão cultural. É
bailarina, documentarista, escritora e professora. Desde 2008, é diretora artística da São
Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já conduziu
mais de 1.300 espetáculos em 22 países e recebeu 38 prêmios e indicações internacionais.
Desde 2021, também dirige a São Paulo Escola de Dança, como diretora artística e
educacional, com destaque para sua atuação voltada à inclusão social e à formação de mais
de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de contextos de vulnerabilidade. É diretora artística
da Mostra Internacional de Dança de São Paulo, realizada pela Associação Pró-Dança em
parceria com o Itaú Cultural. Colaboradora regular em veículos como a Revista CONCERTO,
é cocriadora da coluna Dança em Diálogo. Leciona na USP e na FURB e foi idealizadora de
iniciativas como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP. Reconhecida com a Medalha
Tarsila do Amaral, foi nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o
título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.
Por Rosália Oliveira








