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Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança participa da Semana Paulista de Dança, no MASP, com espetáculo “Rostos de Janus”

Estudantes do Projeto Especial da SPED participam da Semana Paulista de Dança com
coreografia que conecta filosofia, elementos clássicos e arte contemporânea

Crédito: Imprensa / Divulgação

Foto: Rafael Frydman, Acervo SPED

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria
Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e
direção artística e educacional de Inês Bogéa, apresenta-se gratuitamente com o Projeto
Especial dia 30 de agosto, às 16h10, no vão livre do MASP. Os jovens talentos participam da
programação da Semana Paulista de Dança com a obra “Rostos de Janus”, coreografia de
Vinícius Anselmo.
O espetáculo traz a simbologia do personagem mitológico Janus, reconhecido como figura
de passagem entre tempos e estados. Um convite para a reflexão do eu coletivo, por meio da
mitologia, filosofia e psicologia. A construção dramatúrgica da coreografia de dança
contemporânea mistura elementos da dança clássica, inspirada em pensadores como Lacan
e Jung, com movimentos corporais que evocam passado e futuro.

“Rostos de Janus’, que o Projeto Especial em Dança irá apresentar, aborda temas
fundamentais como identidade, convivência e transformação — questões que ressoam
profundamente com o espírito do nosso tempo. E para nós, é uma grande alegria
participarmos mais uma vez da Semana Paulista de Dança. Parcerias como essa são
essenciais para o fortalecimento da nossa arte e para estreitar ainda mais os laços entre a
dança e o público”, ressalta a diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança,
Inês Bogéa.
“Rostos de Janus” convida o público a refletir sobre a multiplicidade interna de cada indivíduo
e as formas como diferentes facetas do eu se manifestam e se conectam no convívio coletivo.
Vinícius Anselmo pontua que coreografar “Rostos de Janus” foi uma experiência intensa e
prazerosa. “A obra fala sobre dualidades — sentimentos opostos, tempos que se cruzam, o
passado e o futuro convivendo num mesmo corpo. É sobre reconhecer que somos feitos de
contrastes, e que isso nos fortalece como grupo e como indivíduos. Abraçamos o processo
com entrega coletiva e construímos a obra com dedicação e presença”, afirma Vinicius.

A trilha sonora foi composta pelo instrumentista André Mehmari, que pontua os aspectos
técnicos da música autoral utilizada na obra. “O tema central da música é a busca por um
equilíbrio entre o piano acústico e a eletrônica. Toda a base da composição é sustentada pelo
piano — único instrumento utilizado, tocado por mim —, mas esse som é transformado por
meio de pedais, processamentos e intervenções no computador. Busquei criar momentos de
forte contraste: trechos mais contemplativos e outros mais rítmicos, oferecendo ao coreógrafo
uma paleta rica de possibilidades para a criação do movimento,” explica Mehmari. O figurino
é assinado por um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira, Fábio Namatame
e o projeto de iluminação é de Marcel Rodrigues, que trouxeram para a obra aspectos físicos
sobre a dualidade do tempo, passado e futuro, a coexistência em um só corpo, dois rostos e
duas visões.
“Rostos de Janus” é um projeto contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, via edital
Fomento CultSP PROAC Nº23/2024 — Governo do Estado de São Paulo, por meio da
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

PROJETO ESPECIAL DA SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA | Voltado à formação prática
e artística de estudantes selecionados dos Cursos Regulares da São Paulo Escola de Dança,
o Projeto Especial é uma iniciativa com foco na inserção profissional, que oferece aos
estudantes a oportunidade de vivenciar experiências concretas do fazer artístico por meio de
processos de criação conduzidos por profissionais convidados e espetáculos. A rotina do
grupo envolve ensaios regulares, montagens e apresentações que integram tanto o
calendário artístico da SPED quanto eventos externos, ampliando sua formação artística e
profissional. A diversidade do elenco — composto por jovens oriundos de diferentes contextos
sociais e culturais — reflete o compromisso da SPED com uma formação inclusiva,
democrática e plural. As distintas vivências enriquecem os processos criativos e reafirmam a
dança como uma ferramenta de transformação social e um espaço de pertencimento. Além
de “Rostos de Janus” e “E Assim Foi…”, o repertório do Projeto conta com a obra “Cartas de
Amor”, composta por cinco coreografias: “Mergulho”, de Sérgio Rocha; “Lamento de Orfeu”,
de Kátia Barros; “O Último Beijo”, de Vinícius Anselmo; “Aqua”, de Cláudia Palma; e “O Samba
de Orfeu”, de Leilane Teles. Criado em 2023, o grupo já se apresentou em diversos espaços,
como no MASP e nas unidades das Fábricas de Cultura Cidade Tiradentes, Itaim Paulista,
Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá, ocasiões que incluíram aberturas de espetáculos
da São Paulo Companhia de Dança — reforçando o papel do Projeto como ponte entre a
formação acadêmica e a vivência artística profissional. Ainda em 2025, estão previstas
apresentações em CEUs e em Fábricas de Cultura, na capital e no interior.

Serviço: São Paulo Escola de Dança com “Rostos de Janus”, no dia 30 de agosto, às 16h10,
no vão do MASP (Av. Paulista, 1578. São Paulo – SP). Retirada de ingressos gratuitos a partir
das 13h. Duração: 20 minutos.

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma
instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo,
gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina,
documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz
e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da
especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na
valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento
no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da
formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção
no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares,
que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem
o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural,
que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos
Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda
e/ou em vulnerabilidade social

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA

Inês Bogéa, doutora em Artes, atua na interseção entre dança, educação e gestão cultural. É
bailarina, documentarista, escritora e professora. Desde 2008, é diretora artística da São
Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já conduziu
mais de 1.300 espetáculos em 22 países e recebeu 38 prêmios e indicações internacionais.
Desde 2021, também dirige a São Paulo Escola de Dança, como diretora artística e
educacional, com destaque para sua atuação voltada à inclusão social e à formação de mais
de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de contextos de vulnerabilidade. É diretora artística
da Mostra Internacional de Dança de São Paulo, realizada pela Associação Pró-Dança em
parceria com o Itaú Cultural. Colaboradora regular em veículos como a Revista CONCERTO,
é cocriadora da coluna Dança em Diálogo. Leciona na USP e na FURB e foi idealizadora de
iniciativas como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP. Reconhecida com a Medalha
Tarsila do Amaral, foi nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o
título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

Por Rosália Oliveira

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